Cute Box Cat

Cuidados com a Pele Negra


Cuidados com a pele negra!

Características da Pele Negra

A pele negra possui maior resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas as desvantagens também existem e devem ser conhecidas. A pele negra tem particularidades que pedem cuidados específicos.
A pele negra apresenta menos incidência de câncer e menor grau de envelhecimento. Os brancos têm 15 vezes mais chances de apresentar câncer de pele que os negros. É claro que a diferença não se resume à pigmentação. O que se observa em indivíduos de qualquer idade é que a pele negra tem maior firmeza, é mais lisa e mais resistente aos fatores irritantes — ou seja, menos sensível.
A pele negra é mais lisa porque envelhece menos, devido à proteção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). É mais resistente porque a camada córnea é mais espessa, e devido a isso, acne e foliculite podem surgir. Outra vantagem é que a coesão das células é mais forte e existe também maior conteúdo lipídico, o que mantém maior hidratação. Geralmente as peles negras são mais oleosas.

Melasma

A pele negra tem uma quantidade maior de melanina e isso pode significar maior incidência de manchas na pele. Assim sendo, acne, queimaduras ou qualquer procedimento cirúrgico ou estético — depilação ou peeling em qualquer parte do corpo — provocam o aparecimento de manchas.
As manchas são mais fortes nas áreas expostas e nas áreas de dobras onde a pele é mais fina. A pele negra também está mais sujeita ao melasma (mancha que aparece no rosto) sem causa aparente e que geralmente está ligada à gravidez, pílulas anticoncepcionais e radiação solar. 

Cuidados Faciais

Cuidados com a pele negra!
A pele precisa de limpeza pelo menos duas vezes ao dia, sendo importante utilizar produtos não-oleosos, não-comedogênicos (que não ocluem os poros produzindo cravos) e pouco irritantes para evitar acne e foliculite.
Como qualquer pele oleosa, a pele negra deve ser tratada à noite com produtos hidratantes com base em gel; e pela manhã um protetor solar não-oleoso. Embora a pele negra seja mais protegida, a incidência de manchas é muito grande, tanto quanto na pele muito clara.
Recomenda-se também uma esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas. No caso especifico das manchas o tratamento deverá ser feito com substâncias despigmentantes como hidroquinona, ácido kojico, ácido fítico, ácido azelaico, entre outros, mas com muita cautela e com profissional capacitado.

Maquiagem para Pele Negra

Cuidados com a pele negra!
Oleosidade e maquiagem são duas coisas que, definitivamente, não combinam. Para minimizar o problema, escolha com cuidado os produtos que você vai aplicar no rosto. Inicialmente, a dica é montar um nécessaire com os itens básicos. Não pode faltar um bom sabonete para pele oleosa, loção secativa ou primer, filtro solar oil free ou base com filtro solar, blush, sombra e rímel. Para finalizar a maquiagem da pele negra é essencial um pó facial para eliminar o brilho.
As tonalidades de pele morena e negra são muito mais variadas do que se pensa. É preciso  pesquisar, testar todas as cores nas costas das mãos para ver como fica, até encontrar os produtos adequados para você. Evite comprar maquiagem sem ver e testar o produto.

Base Facial

Cuidados com a pele negra!
Na hora do make, o maior desafio será encontrar a cor da base ideal. Se a tonalidade for mais clara que a pele, o resultado vai puxar para o tom acinzentado. Nesse caso, talvez seja preciso misturar as cores para chegar ao acabamento mais natural. Mulheres com pele oleosa devem evitar produtos cremosos, como base em bastão. Usar apenas pó pode ser uma alternativa ou base oil-free (sem óleo).
É importante também constatar se o tom da pele tende mais ao vermelho ou ao amarelo, para que a base escolhida siga essa mesma coloração. Fuja de pós e bases beges ou muito claras.

Corretivo

As mulheres de pele morena ou negra tendem a ter olheiras mais escuras que o tom de pele, o que é complicado esconder. Opte por um de cor bege escuro. Fuja dos tons brancos.

Blush

Cuidados com a pele negra!
Para destacar as maçãs do rosto você deve usar blush marrom escuro, marrom café. Se você quer dar um tom de saúde, use rosa queimado ou terracota. Evite tonalidades como pêssego, salmão ou alaranjado.

Batom ou Gloss

Cuidados com a pele negra!
Os dois funcionam muito bem; depende do efeito que se está procurando. O batom deixa a boca mais definida, o gloss a deixa mais sensual. Você pode brincar misturando batom e gloss para obter diferentes tonalidades, por exemplo, usar um batom escuro embaixo e um gloss claro por cima. Aposte nas cores ameixa e morango, que lhe darão um ar sensual sem ser vulgar. Cuidado com os tons de laranja e rosas muito claros.

Sombras

Cuidados com a pele negra!
Quem não gosta de arriscar pode usar os tradicionais dourado-bronze-cobre para colorir as pálpebras, mas as alternativas não ficam por aí. Qualquer cor que seja cintilante, que tenha o efeito de iluminar os olhos cai muito bem na pele negra. Tons pastéis cintilantes ficam muito bem, principalmente se combinados com um delineador preto.
O lilás, que é uma cor fria, e o ameixa, que é uma cor quente, ficam ótimos em peles morenas e negras. Verdes próximos ao oliva também. Dá até para arriscar um amarelo com pigmentação, ou seja, aquela sombra que você vê claramente quando experimenta.
E você, tem alguma dica especial? Comente vou adorar saber...
Post feito por: Marcella

Nenhum comentário

Postar um comentário

O que achou do post?